Ações da biblioteca do CEAG como propulsora do ODS 4

educação de qualidade

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca CEAG, Agenda 2030, Desenvolvimento sustentável, ODS 4, Educação de qualidade

Resumo

A educação vem se consolidando como pauta relevante no âmbito global desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 2015, uma agenda universal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa à erradicação da pobreza, à preservação do meio ambiente, à promoção da equidade e da inclusão. Dessa forma, o Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (Ceag) tem como objetivo fortalecer a marca Senac nesse segmento, apoiando técnica e pedagogicamente o desenvolvimento da área no Distrito Federal, promovendo, assim, ações da Agenda 2030, em especial do ODS 4: Educação de Qualidade. A Biblioteca do Ceag ganha destaque como ambiente de disseminação de informações e cultura, de maneira orgânica, dinâmica e criativa, possibilitando aos usuários a expansão do seu conhecimento e o alcance de novos horizontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLUZZO, Regina Célia Batista. Competência em informação (CoInfo) e midiática: inter-relação com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sob a ótica da educação contemporânea. Folha de rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, v. 4, n. 1, p. 15-24, jan./jun. 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52552. Acesso em: 27 maio 2022.

DELORS, Jacques. Um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, DF: Unesco, jul. 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 23 maio de 2022.

IFLA. As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. [S. l.]: IFLA, 2015.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; LUCIO, Iara Silva. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Marcia Fontes (org.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008.

ONU. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. [S. l.]: ONU, [2015]. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 25 fev. 2022.

SENAC. Departamento Nacional. Competência. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2015.

SENAC. Departamento Nacional. Diretrizes do Modelo Pedagógico Senac. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2018.

SENAC. Departamento Nacional. Fórum Setorial do Segmento Gastronomia. Rio de Janeiro: Senac, Departamento Nacional, 2017. Disponível em: https://www.dn.senac.br/educacao-profissional/foruns-setoriais/segmento-gastronomia/. Acesso em: 23 de maio 2022.

SENAC. Departamento Nacional. Plano de curso aperfeiçoamento para profissionais da cozinha. Brasília, DF: Senac/CEAG, 2022.

Downloads

Publicado

20.03.2023

Como Citar

LINS, T.; CARDEAL, T. D. L. Ações da biblioteca do CEAG como propulsora do ODS 4: educação de qualidade. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 6–15, 2023. Disponível em: https://senacdoc.senac.br/doc/article/view/101. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.