A biblioteca como mediadora entre a sala de aula invertida e uso das TICs

Autores

  • Mônica Mori Saddock de Sá Senac Paraná
  • Natalia da Silva Sampaio Bello Senac Paraná

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Tecnologias de informação e comunicação - TICs, Bibliotecas, Orientação aos usuários, Redes de informação

Resumo

A forma como os alunos têm assimilado informações nos últimos dias está ganhando força com a ajuda das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Hoje, as TICs estão presentes no ambiente escolar e exigem dos profissionais de Educação uma readequação dos métodos de ensino. Com essa problemática, o presente artigo apresenta o método de sala de aula invertida, que possibilita diminuir o distanciamento do aluno com relação ao ensino tradicional, por inverter os papéis de alunos e professores e por tornar o aluno um protagonista ativo do seu aprendizado. Aliadas a esse método, as TICs se fazem presentes e seu uso deve ser mediado pela biblioteca, que desempenha o papel fundamental de auxiliar e capacitar os usuários a identificar as fontes de informação confiáveis, a usar corretamente as informações disponíveis na internet e a recuperar os dados pertinentes à pesquisa. Como resultado do processo, a biblioteca cumpre seu papel quando desenvolve ações que possibilitam ao usuário obter tais competências, que o auxiliarão ao longo de sua vida profissional.

Downloads

Biografia do Autor

Mônica Mori Saddock de Sá, Senac Paraná

Graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2009) e acadêmica do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul.

Analista da Coordenadoria de Educação e Tecnologia da Administração Regional do Senac/PR.

Natalia da Silva Sampaio Bello, Senac Paraná

Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade do Centro-Oeste, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, é Bibliotecária do Senac/PR, Unidade Guarapuava.

Downloads

Publicado

20.02.2018

Como Citar

SÁ, M. M. S. de; BELLO, N. da S. S. A biblioteca como mediadora entre a sala de aula invertida e uso das TICs. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 5–16, 2018. Disponível em: https://senacdoc.senac.br/doc/article/view/48. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos