A biblioteca como mediadora entre a sala de aula invertida e uso das TICs

  • Mônica Mori Saddock de Sá Senac Paraná
  • Natalia da Silva Sampaio Bello Senac Paraná
Palavras-chave: Sala de aula invertida, Tecnologias de informação e comunicação - TICs, Bibliotecas, Orientação aos usuários, Redes de informação

Resumo

A forma como os alunos têm assimilado informações nos últimos dias está ganhando força com a ajuda das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Hoje, as TICs estão presentes no ambiente escolar e exigem dos profissionais de Educação uma readequação dos métodos de ensino. Com essa problemática, o presente artigo apresenta o método de sala de aula invertida, que possibilita diminuir o distanciamento do aluno com relação ao ensino tradicional, por inverter os papéis de alunos e professores e por tornar o aluno um protagonista ativo do seu aprendizado. Aliadas a esse método, as TICs se fazem presentes e seu uso deve ser mediado pela biblioteca, que desempenha o papel fundamental de auxiliar e capacitar os usuários a identificar as fontes de informação confiáveis, a usar corretamente as informações disponíveis na internet e a recuperar os dados pertinentes à pesquisa. Como resultado do processo, a biblioteca cumpre seu papel quando desenvolve ações que possibilitam ao usuário obter tais competências, que o auxiliarão ao longo de sua vida profissional.

Biografia do Autor

Mônica Mori Saddock de Sá, Senac Paraná

Graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2009) e acadêmica do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul.

Analista da Coordenadoria de Educação e Tecnologia da Administração Regional do Senac/PR.

Natalia da Silva Sampaio Bello, Senac Paraná

Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade do Centro-Oeste, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, é Bibliotecária do Senac/PR, Unidade Guarapuava.

Publicado
20-02-2018
Como Citar
SÁ, M. M. S. DE; BELLO, N. DA S. S. A biblioteca como mediadora entre a sala de aula invertida e uso das TICs. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, v. 5, n. 1, p. 5-16, 20 fev. 2018.
Seção
Artigos