Demanda de informação em braille para o público interno do Senac:

estudo bibliométrico

Autores

  • Ricardo Quintão Vieira Senac São Paulo. Centro Universitário Senac Santo Amaro.

Palavras-chave:

Braille, Necessidade de informação, Bibliotecas

Resumo

Identifica a trajetória de demanda interna de produção braille no Espaço Braille da Biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, em São Paulo, e descreve as temáticas mais frequentes. O método utilizado para o levantamento de dados foi uma pesquisa retrospectiva, descritiva e bibliométrica, por meio de um histórico de todos os pedidos solicitados pelos usuários internos. Coletaram-se dados sobre ano, título e folhas, de 2004 a 2013. Para cada pedido, atribuiu-se um número da Classificação Decimal de Dewey, edição 21. Foram realizados cálculos de frequência simples e relativa. Como resultado, de 2004 a 2013, houve 927 pedidos e 73.814 folhas impressas, cobrindo cerca de 75% das Unidades do Senac no estado, demanda crescente. As classes “Línguas” (Inglês, Português e Espanhol) e “Tecnologia” (Administração, Alimentação e Saúde) somaram cerca de 60% das demandas temáticas. A classe 800 obteve inexpressivas frequências. Conclui-se que houve demanda real e crescente de braille pelos clientes internos, principalmente nas áreas temáticas de idiomas e profissionalização ligada às Ciências Aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Quintão Vieira, Senac São Paulo. Centro Universitário Senac Santo Amaro.

Bibliotecário, atuante desde 2004 no Espaço Braille da Biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro em São Paulo.

Downloads

Como Citar

VIEIRA, R. Q. Demanda de informação em braille para o público interno do Senac:: estudo bibliométrico. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 6–15, 2020. Disponível em: https://senacdoc.senac.br/doc/article/view/15. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos