Atividades Sarau de Leitura e Feira de Troca de Livros do Senac SP Unidade de Jundiaí com jovens aprendizes da cidade de Atibaia
relatos de casos
Palabras clave:
sarau de leitura, feira de troca de livro, leitura literáriaResumen
Com o intuito de promover a leitura, o letramento e a competência leitora – elementos essenciais para a formação cidadã do sujeito –, e contemplar o pilar da oralidade proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamental ao desenvolvimento do indivíduo e ao domínio da língua, para os relatos de casos com jovens aprendizes que serão aqui apresentados, utilizou-se o Sarau de Leitura e a Feira de Troca de Livros; bem como ferramenta motriz no incentivo à leitura, possibilitando a inclusão deles no conhecimento de forma prazerosa, sendo acolhidos e motivados. Tais iniciativas seguem os preceitos dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de trabalhar vários pontos das marcas formativas propostas pelo Senac.
Descargas
Citas
CEIA, Carlos. O poder da leitura literária: contra as formas de impoder. ABZ da leitura, [s. l.], 2007. Disponível em: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/ot_leitliter_a.pdf. Acesso em: 14 jun. 2022.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS). Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: agenda 2030. 2022. Disponível: https://odsbrasil.gov.br/. Acesso em: 20 maio 2022.
SILVA, Fransuelen Geremias et al. Saraus contemporâneos: a importância dos saraus como espaço político de socialização. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [s. l.], n. 29, p. 150-167, 2016.
SOUZA, Djair Rodrigues de. A contemporaneidade do Sarau: a ‘’Leitura Ouvida’’ no Brasil como instrumento de difusão da Literatura. 2019. Tese (Doutorado) - Instituto Politecnico de Leiria, Leiria, 2019.
POLONIO, Waleska França et al. Sarau cultural: inovação, descontração e criação por meio das artes. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MARISTAS DE EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO MARISTA DE EDUCANDOS E FAMÍLIA, 2., 2016, Recife. Anais [...]. Recife: [s. l.], 2016. p. 1-3. Disponível em: http://www.congressomarista.com.br/wp-content/uploads/2016/10/091.pdf. Acesso em: 14 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Senac.DOC: revista de informação e conhecimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.