O uso das tecnologias de informação e comunicação nas pesquisas escolares:

potencial para atuação do bibliotecário

Autores/as

  • Vera Lúcia Marques da Silva Senac São Paulo

Palabras clave:

Pesquisa escolar, Tecnologias, Bibliotecário, Desempenho educacional

Resumen

Apresenta-se aqui uma breve análise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e qual o papel do bibliotecário neste contexto. A partir de levantamento de referencial teórico sobre pesquisa escolar em relação às TIC, buscou-se contextualizar a complexidade que esta abordagem educacional insere nas pesquisas e formas de estudar hoje. Com as implicações que as novas tecnologias de informação e
comunicação trazem, verifica-se a necessidade de desenvolver habilidades para atuar de forma competente em informação, buscando maneiras de potencializar e integrar novos saberes. Verificou-se que o desenvolvimento da competência informacional e programas de habilidades de pesquisa estão implantados nos países que foram mais bem avaliados nos índices de desempenho educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Marques da Silva, Senac São Paulo

Bibliotecária na Unidade Francisco Matarazzo do Senac em São Paulo.
Especialista em Tecnologia Educacional. Bacharel em Biblioteconomia.

Publicado

2017-02-02

Cómo citar

SILVA, V. L. M. da. O uso das tecnologias de informação e comunicação nas pesquisas escolares:: potencial para atuação do bibliotecário. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 18–30, 2017. Disponível em: https://senacdoc.senac.br/doc/article/view/36. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a