Bibliotecas mistas como um espaço para a implementação do objetivo 4 da agenda 2030

Autores/as

Palabras clave:

biblioteca escolar, biblioteca universitária, biblioteca mista, Agenda 2030, Objetivo 4 – Educação de Qualidade

Resumen

Entender novos conceitos é um desafio. Nesse ponto, o objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de biblioteca escola e biblioteca universitária e o resultado da junção dessas duas tipologias, que as torna uma biblioteca mista. Além disso, revela como a biblioteca mista pode auxiliar na implementação da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em especial
no que diz respeito ao Objetivo 4 – Educação de Qualidade. Dessa forma, existem inúmeras ações de integração dos diferentes públicos que podem ser executadas para aproveitar o espaço coletivo da biblioteca e ajudar no alcance da meta do
desenvolvimento sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm">http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 10 jun. 2022.

CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.

FAVERIN, Victor. Indicadores de novos rumos: objetivos de desenvolvimento sustentável são um farol para ações governamentais e empresariais até 2030. Meio Ambiente Industrial & Sustentabilidade, São Paulo, v. 131, n. 22, p. 24-29, mar./abr. 2018.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E INSTITUIÇÕES (FEBAB). Bibliotecas por um mundo melhor. Brasília, DF: FEBAB, 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563. Acesso em: 18 jun. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

IFLA; UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. [S. l.]:IFLA, 2000. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguesebrazil.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. [S. l.]: IFLA, 2015. Disponível em:

LANKES, David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: FEBAB, 2016.

LÜCK, Esther Hermes et al. A Biblioteca Universitária e as diretrizes curriculares do ensino de graduação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., Florianópolis, 2000. Anais [...]. [S. l.]: SNBU, 2000. Disponível em: http://www.geocities.ws/csouza952/t024.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária: grupos de foco. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

MACHADO, Marli. A biblioteca universitária e suarelação com o projeto de um curso de graduação. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/92197/273668.pdf?sequence. Acesso em: 16 jun. 2022.

MATTOS, Ana Luiza de Oliveira; PINHEIRO, Michele. O perfil das novas bibliotecas escolares universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 171-184, jan./jul., 2006. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/474/601. Acesso em: 17 jun. 2022.

ONU. Objetivo 4: Educação de Qualidade. [S. l.]: ONU, [2022a]. Disponível em: https://unric.org/pt/objetivo-4-educacao-de-qualidade-2/#:~:text=At%C3%A9%202030%2C%20garantir%20que%20todas,de%20aprendizagem%20relevantes%20e%20eficazes. Acesso em: 26 jun. 2022.

ONU. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. [S. l.]: ONU, [2022b]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 jun. 2022.

ROCA, Glòria Durban. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.

ZAMBAN, Debora; CAPRI, Daniela; FRAINER, Juliana; PORTO, Morena Pereira. Relato de experiência: a biblioteca universitária transformada em biblioteca mista. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Fortaleza, v. 13, n. esp., p. 907-918, nov. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1007/853. Acesso em: 16 jun. 2022.

Publicado

2023-03-20

Cómo citar

SOUZA, G. J. de; BRAVO, C. da S.; COSTA, E. R.; SANTOS, J. A. dos; FORTUNATO, V. A. de O. Bibliotecas mistas como um espaço para a implementação do objetivo 4 da agenda 2030. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 88–96, 2023. Disponível em: https://senacdoc.senac.br/doc/article/view/108. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos