Organização, sistemas e métodos em bibliotecas do Senac no Amazonas

Autores/as

  • Márcia Cibelle Pontes Batista Senac Amazonas

Palabras clave:

Biblioteca, Organização, Sistema, Método

Resumen

Este artigo aborda a aplicabilidade de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) em bibliotecas do Senac no Amazonas. O principal desafio consiste em interligar e exemplificar o uso de OSM no gerenciamento dessas bibliotecas. Na temática da organização, a abordagem inicia-se pela análise da estrutura organizacional e do contexto histórico e pelo levantamento do quantitativo de bibliotecas na cidade de Manaus e nos municípios do interior do estado do Amazonas, elencando produtos e serviços. Na sequência, o conjunto de sistemas de informação empregados na gestão administrativa do bibliotecário: Mira, MXM, BNPortal e uma breve descrição do software utilizado para a acessibilidade de deficientes visuais, o DosVox. No método, serão conceituados: organograma, fluxograma e o cronograma, contendo o modelo de fluxo de empréstimos de livros e a dinâmica de distribuição física de livros em bibliotecas do interior do estado. Complementando essa sistemática, descreve o arranjo físico, a ambiência e as principais características adotadas nas bibliotecas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Cibelle Pontes Batista, Senac Amazonas

Bibliotecária da Faculdade de Tecnologia Senac no Amazonas.
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Pós-graduada em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas e Coaching.

Publicado

2016-02-20

Cómo citar

BATISTA, M. C. P. Organização, sistemas e métodos em bibliotecas do Senac no Amazonas. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 18–31, 2016. Disponível em: https://senacdoc.senac.br/doc/article/view/59. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos