Organização, sistemas e métodos em bibliotecas do Senac no Amazonas

Autores

  • Márcia Cibelle Pontes Batista Senac Amazonas

Palavras-chave:

Biblioteca, Organização, Sistema, Método

Resumo

Este artigo aborda a aplicabilidade de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) em bibliotecas do Senac no Amazonas. O principal desafio consiste em interligar e exemplificar o uso de OSM no gerenciamento dessas bibliotecas. Na temática da organização, a abordagem inicia-se pela análise da estrutura organizacional e do contexto histórico e pelo levantamento do quantitativo de bibliotecas na cidade de Manaus e nos municípios do interior do estado do Amazonas, elencando produtos e serviços. Na sequência, o conjunto de sistemas de informação empregados na gestão administrativa do bibliotecário: Mira, MXM, BNPortal e uma breve descrição do software utilizado para a acessibilidade de deficientes visuais, o DosVox. No método, serão conceituados: organograma, fluxograma e o cronograma, contendo o modelo de fluxo de empréstimos de livros e a dinâmica de distribuição física de livros em bibliotecas do interior do estado. Complementando essa sistemática, descreve o arranjo físico, a ambiência e as principais características adotadas nas bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cibelle Pontes Batista, Senac Amazonas

Bibliotecária da Faculdade de Tecnologia Senac no Amazonas.
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Pós-graduada em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas e Coaching.

Downloads

Publicado

20.02.2016

Como Citar

BATISTA, M. C. P. Organização, sistemas e métodos em bibliotecas do Senac no Amazonas. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 18–31, 2016. Disponível em: https://senacdoc.senac.br/doc/article/view/59. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos